A vila de Odeceixe, no concelho de Aljezur é uma vez mais o “palco central” do festival ESTAR. A 2ª edição dos EncontroS de Teatro e Animações de Rua decorre nos dias 20, 21 e 22 de Agosto e inclui duas extensões às cidades de Porto Covo, nos dias 26 e 27 de Agosto e à cidade de Lisboa nos dias 28 e 29 de Agosto. O ESTAR é um evento cultural inteiramente gratuito que procura espaços públicos singulares para promover diversos espetáculos de teatro e outras animações de rua.
Articulados com as rotinas de turistas e habitantes, os espetáculos procuram intersectar e proporcionar momentos de entretenimento espontâneo no espaço público. Um areal de praia, um miradouro, um moinho de vento ou uma fonte são alguns dos espaços que subitamente se transformam em palcos de atuação teatral e outras animações. Teatro de marionetas, Conta Contos, Teatro Físico, Clown são algumas das propostas para este ano. Em pleno Agosto o ESTAR volta a ocupar as ruas da pacata vila de Odeceixe, no concelho de Aljezur, que se constitui fronteira do litoral Alentejano e Algarvio. Durante 3 dias são apresentados diversos espetáculos em diversos espaços públicos singulares.
O reconhecido sucesso da sua primeira edição, faz do ESTAR um festival de único em toda a região sul do país e que já é uma referência no panorama nacional dos festivais de teatro e animações de rua. Este ano contará, uma vez mais com a participação de artistas nacionais e internacionais.
O E.S.T.A.R. pretende ser a curto-médio prazo, um palco privilegiado para artistas e companhias, nacionais e internacionais, elegerem o espaço público como local de apresentação das suas criações artísticas, que se enquadrem com a identidade do encontro (espetáculos de rua/vertente comédia). Tirando partido da arquitetura e particularidade do traçado urbano de cada uma das localidades, e em função das rotinas diárias dos seus habitantes e turistas é proposto uma narrativa deambulatória de teatro e animações de rua.
É objetivo destes encontros proporcionar momentos e experiências inesperadas no espaço público, fruto da interação e da improvisação das animações e teatro de rua.