7ª EDIÇÃO ’20 – cancelada

FAcebook20 CANCELADO

No actual contexto da pandemia COVID-19 e em matéria de prevenção da mesma, O ESTAR adoptou as orientações do Governo e da entidade que este designou para elaborar as orientações para a realização de actividades culturais ao AR LIVRE.
 
Mantivemos contacto directo com a DGS e apresentámos um Plano de Contingência elaborado para o evento, o qual recebeu através da Delegação de Saúde Regional do Algarve parecer positivo para a sua concretização.
 
Mais informamos e tendo em conta que:
 
– não houve qualquer impedimento por parte da entidade competente (DGS) para a realização do ESTAR’20,
 
– o documento ORIENTAÇÂO_DGS_Equipamentos culturais, referir: “No atual contexto de redução de medidas mais restritivas, o acesso a espaços e atividades culturais e de lazer torna-se muito importante para a saúde da população”;
 
-os recentes apelos do Sr. Primeiro Ministro, do Sr. Presidente da República e da Srª. Ministra da Cultura para a manutenção de eventos culturais que cumprissem as orientações da DGS;
 
– que o Governo disponibilizou cerca de 30 milhões de euros aos municípios para programação cultural-que-atraia-turistas-portugueses; ( https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/noticia?i=municipios-com-30-milhoes-para-programacao-cultural-que-atraia-turistas-portugueses):
 
– não tendo obtido até o passado dia 14 de Agosto (sexta feira) indicação oficial do município sobre a realização ou não do ESTAR, demos, tal como nos anos anteriores, seguimento às habituais parcerias e pré-produção do evento.
 
Sendo um dos principais financiadores do ESTAR, o Município de Aljezur, através da informação que nos prestou via email na passada sexta feira (14 de Agosto), de que este não iria dar o apoio financeiro ao ESTAR, não permite à Mãozorra as condições para a sua concretização e por consequência prosseguir com as intenções do nosso Sr. Primeiro Ministro no combate à crise económica e social que se verifica.
 
Desde já lamentamos esta situação, que nos ultrapassa, não podendo assumir a Mãozorra qualquer responsabilidade relativa à não realização da 7ª edição do ESTAR.
Neste sentido, lamentamos esta situação e à qual daremos as necessárias e possíveis diligências para atenuar as graves consequências económicas e sociais resultantes de tal cancelamento.