APRESENTAÇÃO

Nós vamos ao vosso encontro.

O E.S.T.A.R. nasce da necessidade de levar visitantes, turistas e habitantes de Odeceixe e algarve ao encontro da cultura, ao encontro do entretenimento. Nasce assim nesta vila e praia de arribas de Aljezur, a realização de um encontro de teatro e animações de rua para um público familiar/turista. Um encontro que pretende abordar diversas áreas do teatro e da animação de rua: as marionetas, os conta contos, o clown, o teatro de andas, a música e outras animações. O ESTAR pretende ir ao encontro da comunidade e proporcionar um conjunto de espetáculos e animações na área do entretenimento (comédia).

De acesso livre, eleva a rua como lugar de encontro, lugar onde se intersectam rotinas e trajetos quotidianos, onde se transformam espaços públicos em privilegiados palcos de atuação: um areal de praia, um miradouro, um moinho de vento, um largo central ou uma fonte, são locais singulares de manifestação artística.

A programação dos Encontros é cuidadosamente selecionada de forma a articular estrategicamente três eixos: espaço-tempo-espetáculo. Desta forma, em função das características dos espaços, dos horários e rotinas dos visitantes, ou ainda em função das particulariedade de cada espetáculo, o E.S.T.A.R. responde da melhor forma a um público exigente, mas também disponível e aberto ao entretenimento.

Com o objetivo de proporcionar momentos e experiências inesperadas no espaço público, fruto da interação e da improvisação das animações e teatro de rua, o ESTAR pretende ser a curto-médio prazo, um palco privilegiado para artistas e companhias, nacionais e internacionais, encontrarem no espaço público um local único de apresentação de criações artísticas que se enquadrem com a identidade do Encontro (espetáculos de rua/vertente comédia).

Paralelamente à programação, o ESTAR procura proporcionar envolver a formação e a criação. Nesse sentido Oprocura-se incluir na programação: workshops abertos à comunidade e produções específicas para o festival.

Venham ao nosso encontro e descubram o que é estar em Odeceixe na companhia da cultura.

POR TERRA OU POR MAR! VAMOS LÁ ESTAR!